Este artigo tem como finalidade oferecer uma visão global ao usuário, citando as principais funcionalidades do C4M e como elas se comportam nos diferentes tipos de enrolls que a ferramenta oferece.
Apenas para recapitular, o enroll é o processo de adição do dispositivo ao ambiente do C4M. Dependendo do tipo de enroll (adição), o usuário poderá ter mais ou menos liberdade na utilização do aparelho. Também, dependendo do enroll, ele poderá utilizar alguma funcionalidade, ou ficará impedido de usá-la.
Segue abaixo as principais funcionalidades e ao final uma planilha com um resumo dos dados.
Habilitar ou desabilitar dispositivos
Este recurso básico é compatível com todos os tipos de enrolls disponíveis no C4M
Aplicar um Wipe ao dispositivo
O Wipe é um processo de restauração do aparelho ao estado original de fábrica. Ao enviar este comando ao dispositivo, o dispositivo será desativado no console do C4M e o aparelho irá sozinho restaurar o estado original de fábrica.
No modo Legado, Device Owner e COPE, a funcionalidade opera exatamente da forma que descrevemos acima. Já no modo Work Profile, o Wipe apaga apenas o ambiente de trabalho do dispositivo (não mexendo na porção pessoal do usuário).
Aplicar um Lock (bloqueio) ao dispositivo
O Lock aplica um bloqueio ao dispositivo. Ao enviá-lo para o aparelho, você deverá definir uma senha que deverá ser usada pelo usuário para desbloquear o aparelho.
No modo Legado, a partir do Android 7, ele só funciona quando caso o usuário não tenha definido anteriormente uma senha própria. Nos modos Work Profile e COPE ele aplica o bloqueio apenas ao perfil de trabalho. E por fim, no modo Device Owner, ele funciona da maneira que descrevemos no parágrafo anterior.
Aplicar Unlock (desbloqueio) ao dispositivo
Trata-se de uma funcionalidade compatível apenas com dispositivos no modo Legado e que possuem Android inferior a versão 7. Nos demais modos de enroll não é compatível.
Aplicar um Reboot (reinício do dispositivo)
Outra funcionalidade que é compatível apenas com dispositivos que possuem Android superior ou igual a versão 7 apenas nos modos de enroll Device Owner e Legado. No modo Legado, é necessário que haja API especial do fabricante (Samsung, Elgin, Newland, Pax, Sunmi). Nos demais tipos de enroll, o reboot não é compatível.
Disparar um Alarme no dispositivo
Recurso de segurança/localização que tem por finalidade disparar um alarme ininterrupto no dispositivo. Funciona em todos os modos (Legado, Device Owner, Work Profile e COPE).
Instalação de aplicativos no dispositivo
Funcionalidade amplamente utilizada pelos usuários que oferece a instalação remota de aplicativos nos dispositivos. Nos modos Legado e Device Owner é automática apenas em dispositivos Samsung. Nos demais dispositivos exige que o usuário abra o C4M Agent, e dê o “ok” para a instalação ocorrer. Já nos modos Work Profile e COPE não há instalação automática.
Dispositivos LG com a versão do C4M agente igual o superior a 11.0.6 não possuem mais compatibilidade devido ao encerramento do LG Gate.
Monitores
Os monitores de bateria, memória, localização, rede móvel, histórico de localização e monitor de uso de apps funcionam normalmente em todos os modos (Device Owner, Legado, Work Profile e COPE).
Perfil de Políticas Samsung
No perfil de políticas Samsung (que possui todas as restrições específicas que podem ser aplicadas em dispositivos Samsung), os dispositivos Samsung utilizados nos enrolls Legado e Device Owner podem usar sem problemas tais recursos. Apenas é necessário suporte ao Knox.
Já no caso dos aparelhos Samsung que utilizam o enroll Work Profile e COPE tal funcionalidade não é compatível.
Incluído no perfil de Políticas Samsung: Configurações de restrição para navegação usando o navegador Google Chrome
No caso do bloqueio de URLs utilizando o navegador Google Chrome, o mais indicado é utilizar o bloqueio do Android enterprise, pois esse bloqueio dentro do perfil Samsung é compatível apenas com dispositivos que utilizam o modo Legado. Os outros enrolls (Device Owner, Work Profile e COPE) não são compatíveis. Nesse caso, a alternativa é utilizar a configuração do chrome no perfil de instalação de apps da play store.
Perfil de políticas da LG
As funcionalidades contidas neste perfil funcionam apenas no enroll Legado e exige suporte do dispositivo ao LG Gate. Porém, a partir 11.0.6 do C4M Agent tais funcionalidades não estão mais disponíveis, tendo em vista que a própria LG descontinuou o LG Gate.
Perfil de aplicativos bloqueados
As funcionalidades de bloqueio de aplicativos contidas neste perfil operam no modo legado apenas em dispositivos Samsung (que tenham suporte ao Knox) e em aparelhos com LG Gate (que possuam o C4M Agent em uma versão igual ou inferior 11.0.6).
Já nos modos Device Owner, Work Profile e COPE a funcionalidade é total. Claro, no Work Profile e COPE as alterações afetam apenas o perfil de trabalho do dispositivo.
Perfil de launcher
Trata-se do perfil onde o administrador pode especificar quais apps ficarão acessíveis para o usuário e ativar algumas restrições (barra de notificações e etc).
No modo padrão, o launcher é compatível apenas como o modo Legado e Device Owner. Já os modos Work Profile e COPE não possuem essa compatibilidade, pois caso existisse impediria o usuário de acessar a porção particular do dispositivo.
Se o modo utilizado for o Kiosk, o perfil de launcher funcionará no enroll Legado e Device Owner. No caso do Legado, será necessário que a fabricante do dispositivo disponha de API especial para que algumas funcionalidades sejam ativadas de forma automática como, por exemplo, colocar o C4M Agent (ou o aplicativo de kiosk) como launcher default do aparelho de maneira automática.
Caso não exista a API especial, algumas dessas operações precisarão de intervenção do usuário para serem ativadas.
Os demais modos de enroll (Work Profile e COPE) não são compatíveis com modo Kiosk.
Perfil de política de senhas
O perfil de senhas para o dispositivo é compatível com todos os enrolls, porém no caso do modo Legado, exige que o Android tenha uma versão menor ou igual a 9. As versões superiores não são compatíveis.
Já o perfil de senha para perfil de trabalho não se aplica ao modo Legado e Device owner. Ele é focado apenas para os enrolls Work Profile e COPE.
Perfil de instalação de aplicativos da Google Play
O perfil de instalação de apps da Google Play só funciona nos modos Device Owner, Work profile e COPE, pois são aqueles que utilizam o android enterprise. O enroll Legado não é compatível com este perfil.
Perfil de instalação de certificados
A instalação de certificados é compatível com todos os enrolls android enterprise (Device Owner, Work Profile e COPE) onde a versão do Android seja igual ou superior a 8. O modo Legado, não é compatível.
Perfil de configuração de Wi-fi
Este perfil funciona em dispositivos que tenham feito o enroll via android enterprise (Device owner, Work Profile e COPE). O modo Legado é incompatível.
Perfil de configuração de telefonia
O perfil que adiciona restrições sobre os serviços de telefonia do aparelho funciona apenas no modo Legado e Device Owner (onde as políticas aplicadas são globais), além de exigir compatibilidade do dispositivo com o Samsung Knox. Nos enrolls Work Profile e COPE essa funcionalidade não é compatível.
Configuração de APN (incluído no perfil de telefonia)
Permite adicionar configurações de APN da operadora que o administrador do ambiente desejar. Os dispositivos que possuem o enroll Legado e Device Owner (com Android igual ou superior à versão 6), tem suporte a funcionalidade. Os enrolls Work Profile e COPE são incompatíveis.
Perfil de distribuição de conteúdo (arquivos)
Essa funcionalidade permite enviar documentos para os dispositivos dos usuários. Poderá ser utilizada em qualquer tipo de enroll (Legado, Device Owner, Work Profile e COPE).